sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

29 - Quanto ao resto...


1. Este manual não tem a intenção de responder a todas as perguntas que o professor ou o aluno podem fazer. De fato, cobre apenas algumas das mais óbvias, nos termos de um breve sumário de alguns dos principais conceitos do texto e do livro de exercícios. Não é um substituto para nenhum dos dois, mas apenas um suplemento. Embora seja chamado manual de professores, é preciso lembrar que só o tempo separa professor e aluno de modo que a diferença é temporária por definição. Em alguns casos pode ser útil para o aluno ler o manual em primeiro lugar. Outros podem achar melhor começar pelo livro de exercícios. Outros ainda podem precisar começar no nível mais abstrato do livro texto.

2. Qual serve a quem? Quem ganharia mais somente com orações? Quem precisa apenas de um sorriso, não estando ainda pronto para mais? Ninguém deveria tentar responder a estas perguntas sozinho. Com certeza, nenhum professor de Deus chegou até aqui sem ter reconhecido isto. O currículo é altamente individualizado e todos os aspectos estão sob a orientação e o cuidado particular do Espírito Santo. Pergunta e Ele responderá. A responsabilidade é Dele e só Ele é capaz de assumi-la. Fazer isso é a Sua função. Passar a Ele estas questões é a tua. Querias ser responsável por decisões a respeito das quais entendes tão pouco? Fica contente por teres um Professor incapaz de cometer equívocos. Suas respostas são sempre certas. Dirias isso das tuas?

3. Há uma outra vantagem - e muito importante - ao se passar as decisões ao Espírito Santo com cada vez mais freqüência. Talvez não tenhas pensado nesse aspecto, mas a sua importância central é óbvia. Seguir a orientação do Espírito Santo é se deixar absolver da culpa. É a essência da Expiação. É o núcleo do currículo. A usurpação imaginária de funções que não são tuas é a base do medo. O mundo inteiro que vês reflete a ilusão de que fizeste isso, fazendo com que o medo seja inevitável. Assim sendo, devolver a função Àquele a Quem ela pertence é escapar do medo. E é isso o que permite que a memória do amor volte a ti. Assim sendo, não penses que é necessário seguir a orientação do Espírito Santo meramente devido às tuas próprias inadequações. Para ti, é o caminho para saíres do inferno.

4. Aqui, mais uma vez está o paradoxo ao qual o curso se refere freqüentemente: Dizer: "Por mim mesmo nada posso fazer" é ganhar todo o poder. No entanto, o paradoxo é apenas aparente. Tal como Deus te criou tens todo o poder. A imagem que fizeste de ti mesmo é que não tem nenhum. O Espírito Santo conhece a verdade a teu respeito. A imagem que fizeste não conhece. Entretanto, apesar da sua óbvia e completa ignorância, essa imagem presume que sabe todas as coisas porque tu lhe deste essa crença. Tal é o teu ensinamento e o ensinamento do mundo que foi feito para apoiá-lo. Mas o Professor Que conhece a verdade não a esqueceu. Suas decisões trazem benefício a todos, sendo totalmente isentas de ataque. E, portanto, são incapazes de fazer surgir a culpa.

5. Quem assume um poder que não tem está se enganando. Porém, aceitar o poder que lhe é dado por Deus não é senão reconhecer o seu Criador e aceitar as Suas dádivas. E as Suas dádivas não têm limites. Pedir ao Espírito Santo que decida por ti é simplesmente aceitar a tua verdadeira herança. Isso significa que não podes dizer coisa alguma sem consultá-Lo? É claro que não! Isso não seria nada prático, e é com o prático que este curso mais se preocupa. Se tiveres o hábito de pedir ajuda quando e onde puderes, podes estar confiante de que a sabedoria te será dada quando precisares dela. Prepara-te para isso a cada manhã, lembra-te de Deus quando puderes durante o dia, pede ajuda ao Espírito Santo quando for viável fazê-lo e agradece a Ele pela orientação à noite. E a tua confiança estará, de fato, bem fundada.

6. Nunca esqueças de que o Espírito Santo não depende das tuas palavras. Ele compreende os pedidos do teu coração e os responde. Isso significa que, enquanto o ataque permanecer atraente para ti, Ele responderá com o mal? Nunca! Pois Deus Lhe deu o poder de traduzir as orações do teu coração na Sua linguagem. Ele compreende que um ataque é um pedido de ajuda. E, conseqüentemente, Ele responde com ajuda. Deus seria cruel se deixasse que as tuas palavras substituíssem as Suas Próprias. Um pai amoroso não deixa que sua criança se machuque, nem que escolha a sua própria destruição. Ela pode pedir para ser ferida, mas ainda assim seu pai a protegerá. E quanto mais do que isso o teu Pai ama o Seu Filho?

7. Lembra-te de que tu és a Sua Completeza e o Seu Amor. Lembra-te de que a tua fraqueza é a Sua força. Mas não leias isso apressada ou erroneamente. Se a Sua força está em ti, o que percebes como tua fraqueza não passa de ilusão. E Ele te deu o meio para provar que isso é assim. Pede todas as coisas ao Seu Professor e todas as coisas te serão dadas. Não no futuro, mas imediatamente; agora. Deus não espera, pois a espera implica tempo e Ele é intemporal. Esquece as tuas imagens tolas, o teu senso de fragilidade e o teu medo do dano, os teus sonhos de perigo e os "erros" escolhidos. Deus só conhece o Seu Filho e tal como foi criado, assim ele é. Em confiança, eu te coloco nas Suas Mãos e agradeço por ti que seja assim.


E agora, em tudo o que faças sê tu abençoada.
Deus volta-Se para ti pedindo ajuda para salvar o mundo.
Professor de Deus, Ele oferece-te a Sua gratidão,
e o mundo todo fica em silêncio na graça que trazes do Pai.
Tu és a Filha que Ele ama, e te é dado ser o meio
através do qual a Sua Voz é ouvida em todo o mundo
para acabar com todas as coisas nascidas no tempo,
para trazer o fim de todas as coisas visíveis e

para desfazer todas as coisas que mudam.
Através de ti, se anuncia um mundo que não é visto
nem ouvido, embora esteja verdadeiramente presente.
Santa és tu, e na tua luz o mundo reflete a tua santidade,
pois não estás só nem sem amigos. Eu agradeço por ti,

e me uno aos teus esforços a favor de Deus
sabendo que são também a meu favor,
e a favor de todos aqueles que caminham para Deus comigo.

AMÉM
Manual dos Professores UCEM



Nenhum comentário: