terça-feira, 19 de abril de 2011

A luz que trazes contigo


1. As mentes que estão unidas e reconhecem isso não podem sentir culpa. Pois não podem atacar e regozijam-se de que seja assim, vendo sua segurança nesse fato feliz. A sua alegria está na inocência que vêem. E assim elas a buscam, porque é seu propósito contemplá-la e regozijarem-se. Todos buscam aquilo que lhes trará alegria conforme a definem. Não é o objetivo, como tal, que varia. Mas é a forma como o objetivo é visto que faz com que a escolha dos meios seja inevitável e esses estão além da esperança de serem mudados a não ser que o objetivo seja mudado. E então os meios são escolhidos mais uma vez, na medida em que o que vai trazer o regozijo é definido de outro modo e buscado de maneira diferente.

2. A lei básica da percepção poderia então ser formulada assim: “Vais te regozijar com o que vês, porque o vês para te regozijares.” E enquanto pensas que o sofrimento e o pecado vão te trazer alegria, eles lá estarão para que tu os vejas. Nada te causa dano ou é benéfico à parte do que tu desejas. É o teu desejo que faz com que uma coisa seja o que ela é nos seus efeitos sobre ti. É assim porque a escolhes como um meio de obter esses mesmos efeitos, acreditando que eles sejam os portadores do regozijo e da alegria. Mesmo no Céu essa lei prevalece. O Filho de Deus cria para trazer alegria a si mesmo compartilhando o propósito do seu Pai em sua própria criação, de tal modo que a sua alegria possa ser aumentada e a de Deus junto com a sua.

3. Tu, fazedor de um mundo que não é assim, recebe descanso e conforto de outro mundo onde habita a paz. Esse mundo trazes contigo a todos os olhos exaustos e corações cansados que olham para o pecado e repetem o seu triste refrão. De ti, pode vir o seu descanso. De ti, pode surgir um mundo que eles se regozijarão em contemplar e onde os seus corações estão contentes. Em ti há uma visão que se estende a todos eles e os cobre de gentileza e de luz. E nesse mundo de luz que se alarga, a escuridão que pensavam lá estar é empurrada para longe, até que não seja nada além de sombras distantes, longe, muito longe, para não mais ser lembrada à medida em que o sol brilha e a apaga no nada. E todos os seus pensamentos “maus”, todas as suas esperanças “pecaminosas”, seus sonhos de culpa e vingança sem misericórdia e todo desejo de ferir, matar e morrer, desaparecerão diante do sol que trazes.

4. Não queres fazer isso por Amor de Deus? E por ti mesmo? Pois pensa no que isso faria para ti. Os teus pensamentos “maus”, que no momento te perseguem, parecerão cada vez mais remotos e distantes de ti. E irão para longe, cada vez mais longe, porque o sol em ti nasceu para que, diante da luz, eles pudessem ser empurrados para longe. Eles pairam por um momento, um momento curto, em formas distorcidas muito distantes para serem identificadas e depois se vão para sempre. E à luz do sol tu permanecerás em quietude, em inocência e totalmente sem medo. E a partir de ti, o resto do que achaste estender-se-á de tal modo que a tua paz nunca possa se desfazer e deixar-te sem lar. Aqueles que oferecem paz a todos acharam uma casa no Céu que o mundo não é capaz de destruir. Pois ela é grande o suficiente para manter o mundo dentro da sua paz.

5. Em ti está todo o Céu. Cada folha que cai ganha vida em ti. Cada pássaro que jamais cantou, cantará de novo em ti. E cada flor que jamais floresceu guardou o seu perfume e a sua beleza para ti. Que ambição pode superar a Vontade de Deus e de Seu Filho de que o Céu seja restaurado para aquele para quem foi criado como seu único lar? Nada antes e nada depois. Nenhum outro lugar, nenhum outro estado ou tempo. Nada além e nada mais perto. Nada mais. Em forma alguma. Nisso tu podes trazer a todo o mundo e a todos os pensamentos que nele entraram e se enganaram por um momento. De que melhor maneira poderiam os teus próprios equívocos serem trazidos à verdade, do que através da tua disponibilidade de trazer a luz do Céu contigo à medida em que caminhas para além do mundo da escuridão rumo à luz?

Um Curso Em Milagres

Nenhum comentário: