terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Força

A força é a energia vital e mágica que existe em toda entidade humana.
A verdadeira força reside na energia psíquica. Ela se manifesta em nós como fluxos de inspiração, aspiração do bem, estímulo para ajudar e servir, anseio de criar, iluminar-se e elevar-se, impulso para ensinar e trabalhar, estímulo para pensar com criatividade e lucidez e para compreender o mundo como um verdadeiro guerreiro.
Segundo o Tao Te King, “o bom guerreiro é sábio como a serpente e inofensivo como a pomba. É pacífico e forte como uma montanha, corajoso e ágil como um felino, e move-se com a amplitude das nuvens, imperceptivelmente, sem ruído, como se estivesse imóvel”.
Se, conhecemos nosso potencial divino, mas desconhecemos nossos erros e deficiências, seremos facilmente derrotados. Nós temos de confrontar sempre as nossas necessidades instintivas, para que elas não se degenerem em violência.
A energia psíquica sempre traz equilíbrio à consciência , pois por meio da inteligência ela percebe e analisa todos os aspectos de uma questão.
O homem espiritualizado é fundamentalmente inofensivo, mas não se comporta ingenuamente oferecendo a outra face sem saber o que está acontecendo. Não-violência não quer dizer omissão.
A paz vivida pelo ser espiritualizado nada tem a ver com passividade. Ele está presente sempre de maneira sóbria, séria, determinada, sincera e firme. Ele conhece a fundo as quatro emoções que enfraquecem a força – a crítica, a culpa, o ressentimento e o medo – e jamais fica desatento.
Os atributos do verdadeiro guerreiro da força são: controle, disciplina, paciência, visão das oportunidades e vontade. Essa é a regra do bom senso e coerência.
A força traz o equilíbrio (físico, mental e espiritual), a clareza dos pensamentos e a unidade com o Todo, dando expressão à nossa determinação, usando a vontade como impulso para a ação.

MANDALA – A Arte do Conhecimento
Marco Winther – Fany Zatyrko

Nenhum comentário: